Você está preparado para promoção no trabalho?

Postado 2015/07/15

Neste artigo estamos te convidando a observar alguns erros que possa estar cometendo na busca da promoção, algumas perguntas que podem ser respondidas para alcançar a clareza nesta definição e omplementamos com algumas dicas sobre o assunto.

Diante de qualquer cenário, conquistar uma promoção, talvez seja uma alternativa mais fácil em relação a opção de iniciar uma nova jornada em outra empresa. Contudo esta meta deve ser vista com muita atenção. 

Todos nós aguardamos ansiosos pelo momento de uma promoção é perfeitamente normal, pois, grande parte de nós, entendemos que a promoção é uma forma de reconhecimento. Talvez este seja o primeiro grande erro na busca de uma promoção.

Por que ser reconhecido com uma promoção, é um erro?

As empresas não entendem que a promoção é um prêmio por realizações passadas, mas sim uma aposta nas realizações futuras. Se o funcionário executa com excelência suas atividades, uma decisão de promoção, sempre irá representar um risco maior, pois a empresa pode perder dois funcionários:

- O que foi promovido, e talvez não se adapte a nova função, e;

- E o funcionário que executava com excelência suas atividades.

Logo, esta talvez seja a principal dificuldade de uma empresa em optar por promoções, um erro, a coloca na situação delicada, transformando uma necessidade em dois problemas.

Outro erro no caminho de quem procura uma promoção é achar que trabalhar duro, entregar tudo o que for pedido, ser o melhor no que faz, ser indispensável é garantia de promoção. Na verdade, este comportamento é o mínimo que as empresas esperam de você, para buscar uma promoção você deve ir além, trabalhar de forma a ser visto como uma excelente aposta para o futuro.

 Um exercício: Quem você vai promover?

Você agora vai escolher entre dois ótimos funcionários, você já avaliou e tecnicamente os dois são perfeitos, possuem todas as habilidades e competências necessárias para a promoção, mantém um excelente relacionamento pessoal com os colegas de trabalho. Você tem que decidir por um deles, então pede para que os dois vão até a papelaria mais próxima e traga um caderno 100 folhas, capa dura, sem desenhos.

Ambos vão a três papelarias e não encontram o caderno descrito acima.

O primeiro traz a informação para você que não encontrou o caderno.

O segundo traz a mesma informação, mas te dá algumas outras opções, como: alternativas de desenhos, quantidades de páginas, qualidade de capa e preços.

Qual você irá promover?

Como você vai avaliar sua promoção?

 Auto avaliação

No Coaching sugerimos se conhecer antes de qualquer passo, fazer a sua auto avaliação profissional e pessoal, entender e saber o que realmente você procura, responder algumas perguntas:

- Qual o seu objetivo pessoal? Profissional?

- Quais transformações precisam ocorrer?

- Quais seus pontos fortes? Quais os pontos de melhorias?

- Quais competências e habilidades precisam ser melhoradas?

- Suas atitudes estão condizentes com o cargo pretendido?

- Você está disponível e flexível para um novo desafio?

- Como é seu relacionamento interpessoal?

- Você realmente está pronto? Se não, o que precisa fazer para ficar?

 

Ao final desta reflexão e auto avaliação, você estará se sentindo seguro e apto a encarar os novos desafios, mesmo que a promoção não aconteça, você vai ter aprimorado habilidades e dado um salto importante na qualificação.

 

Ambiente externo

Também é muito importante, avaliar o meio em que você está procurando a promoção, entender o quanto esta alinhando com o seus objetivos. Refletir e buscar respostas para as seguintes questões:

- A empresa atual atende os seus objetivos?

- A empresa possibilita o seu crescimento?

- Você já é o melhor no seu cargo? Como chegou a esta resposta? Já certificou com seu superior?

- Como está o seu relacionamento com seus colegas?

- As pessoas certas já sabem que você quer ser promovido?

- Você já está demonstrando as novas habilidades? Ou as habilidades necessárias para uma promoção?

- Você já possui o sucessor? Já deixou claro que pode ser substituído? Lembre-se se você é indispensável, talvez não possa ser promovido.

 

E o que mais você poderia observar?

  •  A empresa costuma promover funcionários?  Se sim, já é um é um bom sinal. No entanto, não leve isso tão a sério. Não importa onde esteja, provavelmente precisará concorrer com candidatos externos.
  • Seus objetivos estão claros? Mantenha os seus objetivos em mentes, constantemente faça sua análise, veja como estão suas habilidades e qualificações, sempre compare com a maneira como precisam estar para que suba de nível e atinja seus objetivos. Pense sobre isso com cuidado e de forma honesta, prepare um plano para conseguir atingir sua meta.
  • Quanto tempo está disposto a esperar? A paciência é uma virtude, mesmo quando procurar uma promoção. Seja realista sobre suas qualificações e desempenho, e não fique frustrado se não conseguir ser promovido. Aguarde pela oportunidade certa, mas não fique esperando para sempre.
  • Como você está sendo avaliado? Se estiver fazendo um ótimo trabalho e tiver ótimas avaliações de desempenho, mas perdeu uma ou duas oportunidades de promoção, talvez haja alguma coisa que seu superior não está contando a você. Você pode perguntar a ele por que não conseguiu a promoção e quais habilidades ou qualidades precisa desenvolver. Seja educado e tenha cuidado, respeite a opinião, entenda como um feedback positivo e saiba como trabalhar a seu favor. (Saiba nossa opinião sobre o feedback positivo)
  • Você está focado na sua promoção? Mesmo que esteja focado na promoção não descuide se suas atividades atuais, lembre-se que é o mínimo que a empresa espera de você.
  • Como está a sua comunicação? Pode ser difícil fazer com que as pessoas saibam que você é competente e ambicioso, sem parecer arrogante ou ameaçador. No entanto, você precisa ser assertivo para conseguir o que quer. Lembre-se de ser educado e gentil com todas as pessoas com as quais trabalhar, não apenas com seu chefe.
  • Por que você que a promoção? Tenha cuidado e estabeleça expectativas reais. Sempre avalie sua necessidade quanto a promoção, o dinheiro é importante, mas não deve ser sua única meta para a promoção, talvez uma negociação financeira seja suficiente. Lembre-se sempre de seu objetivo pessoal, a promoção tem que haver com o seu desejo de assumir novas responsabilidades e desenvolver novas competências.
  • Suas atitudes estão alinhadas com sua meta? Manter o comportamento adequado, com meta de promoção estabelecida é muito importante, sobretudo, ter atitudes que ajudam a mostrar o quanto está disposto e flexível para mudanças, ter iniciativa, flexibilidade, adaptabilidade, responsabilidade são essenciais para quem quer ser promovido.

Neste contexto o Coaching, disponibiliza técnicas e ferramentas que potencializará suas chances de sucesso e crescimento na carreira, de modo efetivo e rápido, conheça este fantástico processo, conte conosco.


Você está preparado para promoção no trabalho?