Planejamento - O Seu plano de Negócio Pessoal

Postado 2015/01/23

Faz sentido para você a importância e necessidade do planejamento. Estamos o tempo todo, fazendo planos, desde um simples passeio de final de semana, até a viagem dos sonhos.  De um simples almoço até um grande evento social. O Planejamento é um importante exercício de sentir, viver no presente, um momento futuro, é um processo para evitar ou minimizar problemas durante a ação concreta, refletir e investir tempo no planejamento e um passo importante, quando bem feito, irá prever os resultados e facilitar o atingimento dos objetivos. O Planejamento com toda certeza é uma ferramenta que guiará na meta a ser alcançada, poderá prever algumas pedras no caminho e já na partida saber se iremos quebra-las ou desviar.

No entanto, hoje o planejamento, parecer ser um termo corporativo, as pessoas quando ouve o assunto de planejamento, talvez imagine grandes áreas, grandes planilhas, sem dúvidas no meio corporativo este é uma excelente, se não a principal, ferramenta para qualquer empresa, é a forma mais clara de manter a previsibilidade de um negócio, claro se bem feito, obedecendo todo o Plano de Negócio.

 

O Plano de Negócio, é o meio principal de todo meio corporativo, consiste em uma ferramenta elaborada diretamente para atender um tipo de negócio, um direcionar importante para o empreendimento e para o empresário, quando bem feito ele demonstra além dos passos para início ou manutenção dos negócios, os riscos, os concorrentes, o mercado consumidor, os recursos financeiros e humanos para empresa

 

Neste momento, te convido refletir sobre o seu plano de negócio, vivemos em uma era do desenvolvimento pessoal, onde conhecer a si mesmo é muito importante. O mundo nos oferece milhares de oportunidades e diante delas temos muitas chances, portanto cabe a nós desenvolver o melhor planejamento e colocá-lo em prática, desenvolver no nosso plano de negócio, neste contexto,  o nosso plano pessoal.

 

 

Talvez faça sentido para ter um bom plano, conhecer as seguintes respostas:

- O que você é melhor? e pior?

- O realmente, verdadeiramente você gosta de fazer? O que não gosta?

- Quais são seus talentos, o que você faz que as pessoas admiram? O que não?

- Se você tivesse no mundo um desejo, sem limites, o que pedir? Algo sem falha.

- O que você precisa nos pilares de vida (Social, espiritual, Amor, Trabalho, Finanças, Saúde)?

- Qual é o seu objetivo para o final deste ano? Nos próximos cinco anos? Nos próximos dez anos?

 

Neste projeto com certeza você é o recurso principal, e sabe exatamente os passos, que precisa para conseguir o seu objetivo, preparado para organizar:

Qual será o nome do seu projeto?

Quais os recursos que serão necessários?

Quais os investimentos que serão necessários?

Quais áreas precisa desenvolver?

Quais as pessoas que poderão ajuda-lo?

Quais são as ameaças ou bloqueios nos seus planos? Como preveni-las? Como corrigi-las?

E se acontecer qual a ação para correção?

Como você medirá? Em que período?

Quanto tempo você precisará dedicar para atender o seu plano?

 

 

Agora junte todas as peças, e monte o seu plano pessoal:

- Qual a missão, qual o propósito de sua existência?

- O que?  - Todas as ações para alcançar o objetivo principal.

- Quem?  - Todos os responsáveis para o sucesso do seu plano

- Quando? – Qual a data limite para cada ação

- Onde? – Onde cada ação deve acontecer

- Por que? – Quais os benefícios de cada ação

- Riscos? - Se não fizer, o que vais acontecer, qual o impacto

- Quanto? – Qual o recurso de cada ação

- Limitante? – O que dificulta o cumprimento de cada ação

- Recurso? – Quais os recursos materiais e emocionais para cada ação

 

Parece algo exaustivo, para talvez, também, faça sentido após ter o plano claro, sentir se é este o estado que deseja chegar, se este o seu verdadeiro desejo, com a respostas para estas questões você viverá o seu estado futuro, e poderá ter a certeza do que procura.

 

O ato de planejar não significa estar isento de erros, mas o plano ajudará a prever e auxiliar na preparação para enfrentar as possíveis adversidades. Quem planeja, terá consciência dos obstáculos e dificuldades, dificilmente será pego de surpresa em alguma questão. Acreditará no sucesso, terá o sentimento ideal para buscar o objetivo e estará preparado para receber sua meta.

 

José Roberto Cassiano

Atuante no Coaching de Planejamento


Planejamento - O Seu plano de Negócio Pessoal